quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Carta aos Corintios

ACIMA DE TUDO, O AMOR

Ainda que eu falasse linguas
as dos homens e dos anjos
se não tivesse amor
seria como sino ruidoso
ou como cimbalo estridente

Ainda que eu tivesse o dom da profecia,
o conhecimento de todos os misterios
e de toda a ciencia
ainda que tivesse toda a fé
a ponto de transportar montanhas
se não tivesse amor
nada seria

Ainda que eu distribuisse
todos os meus bens aos famintos
ainda que entregasse
o meu corpo ás chamas,
se não tivesse AMOR
nada disso me adiantaria

O amor é paciente
o amor é prestativo
não é invejoso, não se ostenta
não se incha de orgulho

Nada faz de inconveniente
não procura o seu própio interesse,
não se irrita, não guarda rancor

Não se alegra com a injustiça
mas regozija-se com a verdade

Tudo desculpa, tudo crê
tudo espera, tudo suporta

O amor jamais passará
as profecias desaparecerão
as linguas cessarão
a ciencia tambem desaparecerá

Pois o nosso conhecimento é limitado
limitada é tambem a nossa profecia

Mas quando vier a perfeição
desaparecerá o que é limitada

Quando eu era criança
falava como criança
pensava como criança
racionava como criança
Depois que me tornei adulto
deixei o que era própio de criança

Agora vemos como em espelho
e de maneira onfusa
mas depois veremos face a face
Agora o meu conhecimento é limitado
mas depois conhecerei
como sou conhecido

Agora portanto, permanecem estas tres coisas:
A FÉ
A ESPERANÇA
E O AMOR
A maior delas, porém é o AMOR.

Sem comentários: