domingo, 28 de dezembro de 2008

Eckhart Tolle - O Novo Mundo

O EGO PATOLÓGICO

Num sentido mais abrangente da palavra, o ego é patalógico, independentemente da forma que assume. Quando pesquisamos no grego antigo a raiz da palavra «patalógico», descobrimos que este termo é relativamente apropiado quando aplicado ao ego. Apesar de a palavra ser normalmente usada para descrever um estado de doença, deriva de "pathos", que significa sofrimento. Foi precisamente isto que Buda descobriu há 2600 anos como sendo uma característica da condição humana.
Contudo, uma pessoa dominada pelo ego não reconhece o sofrimento como tal, considerando-o a unica resposta adequada a qualquer situação. Na sua cegueira, o ego é incapaz de ver o sofrimento que inflige a si própio e aos outros. A infelicidade é uma doença criada pelo ego a nível mental e emocional e que atinguiu proporções epidémicas. É o equivalente interior à poluição ambiental do nosso planeta. Os estados negativos, como a ira, a ansiedade, o ódio, a mágoa, a insatisfação, a inveja, o ciúme, etc. não são reconhecidos como negativos, mas com totalmente justificados. A interpretação errónea vai mais além, pois considera-se que estes estados são causados por outra pessoa ou por qualquer factor externo, e não por nós mesmos.« Esta pessoa/situação é responsável pelo meu sofrimento.» É isto que o ego esta a dizer implicitamente.
O ego não é capaz de distinguir uma situação da sua interpretação e da reacção que provaca. Podemos dizer: « QUE DIA HORRÍVEL», sem nos apercebermos de que o frio, o vento, a chuva ou a condição a que reagimos não são horríveis. São o que são. O que é horrível é a nossa reacção, a nossa resistência interior a eles e a emoções criadas por esta resistência. Citando Shaskespere: «NÃO EXISTE O BOM OU O MAU; É O PENSAMENTO QUE O FAZ ASSIM» Além disso, o sofrimento ou a negatividade são geralmente mal interpretados pelo ego como fontes de prazer, pois em certa medida, o ego fortalece-se através deles.

DO LIVRO "UM NOVO MUNDO" DE EKHART TOLLE

Sem comentários: