domingo, 2 de novembro de 2008

Buda e as bases do seu ensinamento

Buda foi um principe que nasceu no Nepal aproximadamente em 563 e 483 a.c. seu nome de familia era Sidarta Gautama, buda significa "desperto","iluminado".
Casou-se ainda jovem e teve um filho e aos 29 anos "perguntou-se para que nascemos?" então decide deixar a sua vida no palacio e procurar os mestres hindus e passou a viver como asceta onde apreendeu a meditação.
Um dia sentado em posição de lotus a meditar descobre o caminho do meio.
Buda deixou varios ensinamentos todos eles serve para a elevação espiritual.
O caminho do meio não é um caminho vacio, mas é um caminho onde os extremos existem em quantidades iguais e com isso os extremos se anulam, qualquer extremo é individualista e é no meio que se encontram as coisas em quantidades exctamente iguais, onde uma anula a outra ou seja elimina todo e qualquer valor, mas sem negar nenhum dos extremos.
Os extremos levam a um ser a viver uma vida de sofrimento porque os extremos são sujeitos a contrariedades, todo o sentimento ou toda a coisa material vividos no extremo nos leva ao sofrimento é preciso viver no meio termo, no desapego de todas as coisas, assim evitamos o sofrimento que todo exceso nos causa.
Caminhar no meio é libertar-nos do sofrimento.

Sem comentários: