segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Eu Consigo- Louise L. Hay


Perdão

Você nunca poderá libertar-se da amargura enquanto continuar a ter pensamentos rancorosos. Como é que se pode ser feliz neste momento se continua a escolher estar zangado e ressentido? Os pensamentos de amargura não podem criar alegria. Não importa o quanto você pensa que temrazão; não importa o que "eles" fizeram, se insistir em continuar preso ao passado, nunca estará livre. Perdoar-se a si e aos outros libertá-lo-á da prisão do passado.
Quando você sente que está preso em alguma situação, ou quando as suas afirmações não estão a funcionar, tal normalmente significa que ainda há mais trabalho de perdão a fazer. Quando você não flui livremente com a vida no momento presente, tal tal normalmente significa que você está preso a um momento passado. Pode ser arrependimento, tristeza,dor,medo,culpa,raiva,ressentimento ou, por vezes, até mesmo um desejo de vingança. Cada um destes estados vem de um espaço de ressentimento, uma recusa em deixar o passado e vir para o momento presente. Só no momento presente é que você pode criar o seu futuro.
Quando você culpa outra pessoa, abdica do seu própio poder, porque está a colocar a responsabilidade dos seus sentimentos nas mãos de outra pessoa.
O perdão é um conceito complexo e confuso para muitas pessoas, mas saiba que há uma diferença entre perdão e aceitação. Perdoar alguém não significa que você aprove o comportamento dessa pessoa! O acto de perdoar tem lugar na sua própia mente. Não tem realmente nada a ver com a outra pessoa. A realidade do verdadeiro perdão está em libertar-se da dor. É simplesmente libertar-se da energia negativa a que escolheu agarrar-se.
Você tem a liberdade de fazer da sua vida qualquer coisa que queira que ela seja, porque você tem a liberdade de escolha.

1 comentário:

Alexandre disse...

Parabéns, gostei muito do teu blog.